Meta Tags Parte 4 - Redirecionando o visitante para outra página
Redirecionamento:
Alguma vez você já deve ter visitado um site que mudou de endereço e que exibia uma mensagem do tipo:
Você será redirecionado para novo site em 5 segundos.
Se não quiser aguardar, clique aqui.
Esse redirecionamento é feito em apenas uma linha:
< meta http-equiv="refresh" content="5;url=http://www.novosite.com/">
Ou seja, depois de 5 segundos o navegador será redirecionado para o endereço www.novosite.com.
Lembre-se: utilizando o valor 0 o site não será atualizado!
Essa mesma tag é utilizada para atualizar automaticamente uma página dinâmica, como a home page de um portal ou a sessão de
notícias de um site, por exemplo. Neste caso, o intervalo de tempo em segundos deve ser bem maior, e a URL deve ser o
endereço do próprio site a ser atualizado.
< meta http-equiv="refresh" content="120;url=http://www.seusite.com/">
Redirecionamento com frames
Quando você quiser fazer um redirecionamento mantendo o endereço do domínio no navegador, uma opção pode ser o uso de frames:
você cria um quadro que ocupe 100% da tela e, dentro dele, faz referência ao novo endereço do site:
< html>
< head>
< title> Título do seu site </title>
< /head>
< frameset rows="*" noborder border=0 frameborder=0>
< frame name="conteudo" scrolling="yes" noresize src="http://www.novosite.com.br" marginwidth=0 marginheight=0>
< noframes>
< body>
< h1> Mudamos de endereço</h1>
< h1> < a href="http://www.novosite.com.br"> www.novosite.com.br</a>
< /body>
< /noframes>
< /frameset>
< /html>
Para quem não conhece frames, vamos analisar cada trecho do código:
< frameset rows="*" noborder border=0 frameborder=0>
É a tag que define o frame. Aqui, rows="*" significa que o frame vai ocupar toda a tela. Os outros parâmetros garantem que
nenhum tipo de borda vai aparecer, para que o usuário não perceba que está acessando o conteúdo dentro de um quadro.
< frame name="conteudo" scrolling="yes" src="http://www.novosite.com.br">
Aqui, definimos o quadro. O parâmetro name identifica o quadro - ele é mais útil quando você tem mais de um quadro na tela e
precisa escolher em qual deles mostrar o conteúdo.
O parâmetro scrolling diz respeito à barra de rolagem do navegador: usando "yes" elas aparecem, usando "no" elas somem.
Em src, você define o endereço do site que quer exibir dentro do frame. Aqui valem as mesmas regras dos links: se fizer
referência a uma página dentro do seu site, pode colocar só o nome dela; senão, coloque o endereço completo do site, sem
esquecer do http://.
E a tag noframes?
Não se esqueça que você não sabe que navegador o usuário escolheu para acessar suas páginas. Se por acaso esse navegador não
tiver suporte a frames, garanta que seu site vai ser acessado colocando pelo menos um link para o novo endereço.
Se você escolheu os frames como solução permanente para seu site, a importância das meta-tags é ainda maior: os sites de
busca não terão nenhum conteúdo na sua página index.htm para indexar. O que vai aparecer no resultado da busca é a mensagem
que você utilizou dentro do noframes:
Páginas mal indexadas
Feio, né? Portanto, dê muita atenção às suas meta-tags, especialmente a description. Para saber mais sobre isso, dê uma
olhada nos artigos anteriores sobre o assunto.
Redirecionamento com PHP
Vamos imaginar a seguinte situação: você está desenvolvendo um site temático, cujo layout vai mudar de acordo com a estação
do ano. Você já desenvolveu os 4 layouts, cada um na sua pasta dentro do domínio principal.
Toda vez que a estação mudar você vai precisar republicar todo o site na raiz? Não. Se seu host tem suporte a PHP, você pode
especificar no arquivo principal (index.php) para qual pasta o visitante deve ser redirecionado.
Por que index.php e não index.htm? Porque toda página que usar script PHP precisa ter a extensão .php para que o host saiba
que lá dentro há um trecho de código que precisa ser executado. Se você utilizar a extensão .htm, o código vai ser ignorado.
Abra o Bloco de Notas, ou outro editor não visual da sua preferência, e edite o conteúdo do seu arquivo index.php, para que
ele fique assim:
< ?php
header("Location: http://www.seusite.com/primavera/")
exit()
?>
Assim, toda vez que o usuário acessar www.seusite.com, ele será automaticamente redirecionado para
www.seusite.com/primavera. Quando a estação mudar, ao invés de republicar todo o site você só edita uma linha do seu
código.
Se você quer saber mais sobre PHP, procure apostilas e tutoriais em sites de busca. Mesmo que você seja um webdesigner e não
um programador, algumas noções dessa linguagem ajudam a desenvolver sites mais leves. Eu prefiro trabalhar com PHP porque os
hosts com suporte a essa linguagem são mais baratos, mas você também pode optar por ASP, por exemplo. Neste caso, você vai
utilizar o comando response.redirect.
Finalizando
Terminamos aqui esta série de tutoriais sobre meta-tags. Como dica final, algo que vale para qualquer assunto a ser
aprendido, especialmente para web design: todo o conteúdo que a gente precisa está disponível na internet, basta criar o
hábito de procurar, procurar e procurar mais um pouco. Aqui no InfoWester mesmo você encontra um interessante artigo que
mostra macetes para usar os recursos do Google com mais eficiência, caso este seja seu mecanismo de busca preferido.
No mais, continue se esforçando. O aprendizado é um processo constante ;D