Meta Tags parte 01 - O que são e como utilizá-las
Meta tags são linhas de código HTML, ou "etiquetas", que, entre outras
coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas
que você vai inserir as palavras chaves que facilitarão a vida do
usuário na hora de te encontrar. Através delas você pode também
"assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.
Como utilizar as meta tags
As meta tags devem ser incluídas no seu código HTML, dentro da tag "<head>"
< HTML>
< HEAD>
< TITLE> Aprendendo sobre as meta tags </TITLE>
< META NAME="author" CONTENT="nome do autor">
< META NAME="description" CONTENT="Meta Tags - O que são e como utilizá-las -Um artigo para iniciantes">
< META NAME="keywords" CONTENT="sites, web, desenvolvimento">
</HEAD>
keywords:
Nesta tag você deverá incluir o maior número possível de palavras que
se refiram ao seu texto. Se não utilizar as mesmas palavras, tente
utilizar sinônimos. Nunca quebre uma linha de palavras-chave, porque
seu trecho de código será considerado um erro e será ignorado. Por
isso, utilize quantas meta tags keywords você precisar.
< meta name="keywords" content="sites, web, desenvolvimento, html,
design">
Sempre separe as palavras com vírgula, e declare todas elas em letras
minúsculas - alguns buscadores têm problemas com letras maiúsculas e
podem ignorar seu site.
Pessoalmente, eu costumo incluir os termos no singular e no plural
(site, sites). No caso de palavras acentuadas, eu ignoro a acentuação
ou utilizo os caracteres acentuados em HTML ("manutenção" fica
"manutencao" ou "manutenção").
Cada buscador trabalha de forma única, levando em consideração
dezenas e às vezes até centenas de valores diferentes na hora de exibir
os resultados de uma busca. Infelizmente, alguns desenvolvedores
fizeram mal uso deste recurso, o que faz com que alguns robots e
spiders não dêem muita atenção às meta tags keywords. Por isso, sempre
use palavras-chaves coerentes com o seu conteúdo, e nunca acrescente
itens só para aparecer melhor na busca - afinal você sabe que quando o
usuário entra no seu site e não encontra o que foi "prometido" a imagem
dele está comprometida, e mesmo os buscadores melhoram seus algoritmos
de procura a cada dia, e um truquezinho que aparentemente vai te ajudar
pode atrapalhar, e muito.
description:
Uma ou duas frases que o buscador apresentará como um resumo do
conteúdo do seu site:
< meta name="description" content=" Meta Tags - O que são e como
utilizá-las - Um artigo para iniciantes">
Sozinhas, as meta tags não fazem milagres na divulgação do seu site: dê
muita importância ao seu conteúdo em primeiro lugar . É a dobradinha
conteúdo bem apresentado + atualização constante que vai fazer com que
o usuário sempre volte. Um título coerente com o conteúdo e explicativo
também ajuda muito.
Cuide também dos seus links: procure mostrar apenas links para páginas
com assuntos relacionados ao seu conteúdo, e tente ser linkado de
volta. Em quanto mais páginas relevantes sobre o mesmo assunto seu site
aparecer, melhor ele estará no ranking dos buscadores.
Agora que você conhece o básico das meta tags e seu uso correto, ao
invés de procurar métodos mirabolantes para aumentar seu ranking,
simplesmente dê mais atenção à elas e deixe os buscadores fazerem o
resto.
No próximo artigo, falarei um pouco sobre outras utilizações para as
meta tags.