Postado
por Paula Coruja
Em poucos
minutos você pode transformar seu blog em um sucesso também no Facebook
E aí? O
seu blog está indo bem, o número de acessos crescente e o conteúdo joinha? Que
tal começar a pensar em expandir e integrar mais aquele bloguinho maroto nas
redes sociais dos seus leitores – e, de quebra, ganhar novos leitores? Uma boa
solução é a criação da página do seu blog no Facebook. Página, não perfil.
É
importante lembrar que o Facebook foi feito para conectar pessoas (reais) e
utilizar um perfil pessoal que não represente uma pessoa é uma violação dos Termos e Condições do serviço criado por Mark
Zuckerberg. Tirando o lado punitivo, o seu blog pode ter mais que amigos: pode
ter fãs! Ah, e bem mais do que o limitado número de 5 mil amigos, pois não há
limite para a quantidade de fãs.
Outra
vantagem importante de ter uma página no Facebook é a quantidade de informação
que se tem com o recurso. Como informação é poder, esta pode ser uma ferramenta
aliada até mesmo para monetizar o blog que você faz com tanto esmero.
Na
página, através da ferramenta Insights, você tem acesso ao número de
visualizações dos posts e porcentagem de feedback, além do relatório semanal
que é enviado por e-mail aos administradores. Aqui você tem um controle sobre o
número de likes e o crescimento deles em relação à semana anterior, gênero e
idade de quem frequenta a sua página, mais alguns dados sobre comportamento e
localização geográfica. É praticamente o Analytics do Facebook! Bom, né?
Está
convencido a criar uma página? Então vem com a gente, porque é bem fácil.
1) Crie a página
Acesse aí: www.facebook.com/pagese em seguida clique em “Criar
Página” no canto superior direito. Agora, escolha entre as opções disponíveis.
Em “Marca ou Produto” tem a opção “Website”, que se encaixa bem no caso de um
blog. Depois de escolhida a categoria, escreva o nome que vai dar à página do
seu blog (de preferência, use o nome do blog), concorde com os termos de uso e…
vamos ao próximo passo.
2)
Escolha uma imagem
Aqui você pode optar por um logotipo, foto, formato de banner lateral. O
importante é ser uma imagem que traduza e marque que esta é a página do seu
blog!
3) Não
recrute seus primeiros fãs ainda!
Em seguida, o Facebook te dá a opção de convidar os amigos do seu perfil
pessoal a conhecerem a novíssima página do seu blog, mas recomendamos que você poste
algum conteúdo primeiro, seguindo os próximos passos! A título de
curiosidade, nesta opção é possível importar contatos de e-mail (hotmail, yahoo
e outros serviços particulares – infelizmente ainda não dá para importar do
gmail – skype, windows live messenger), marcar para colocar no seu perfil
pessoal um post recomendando a nova página e, é claro, já curtir a página.
4)
Coloque informações sobre o seu blog
Esta é a hora de adicionar informações básicas: o endereço do seu blog e um
resumo sobre ele em “Sobre”. Ao clicar em “continuar”, você será direcionado a
uma página inicial, onde pode complementar informações, adicionar mais fotos,
convidar seus amigos e contatos e saber como criar um box curtir (Like Box)
para colocar no seu blog, divulgando a sua nova página direto na fonte para os
seus leitores. Aqui você adiciona as suas preferências (tamanho, cor, cor da
borda) e clica em “gerar código”. Pronto: copie o código e coloque no seu blog
(aqui muda de acordo com a plataforma que você está usando).
5)
Personalize o nome da sua página
Agora que está criada, que tal colocar uma URL personalizada para a página? Ter
www.facebook.com/SEUBLOG é bem melhor que aquele endereço enorme que aparece lá
em cima, né? Antigamente, somente páginas com mais de 25 fãs podiam ter tal
privilégio. Agora este serviço está aberto a todos logo após a criação. Também
é bem fácil: acesse www.facebook.com/username, selecione a página que você
quer nomear e, ao lado, digite o nome que você gostaria que aparecesse na URL.
Clique em “checar disponibilidade”. Se estiver disponível, confirme e está
pronto.
6) Comece
a postar conteúdo
Agora que sua página tem uma URL personalizada, está com uma foto bacana e traz
as informações sobre seu blog, comece a postar conteúdo. Aí sím é hora de
convidar todo mundo para curtir sua página! Na própria página de administração
você pode convidar seus amigos ou importar contatos de e-mail, como descrito no
passo 3.
Sempre que quiser recomendar algum link, opte por adicionar ao post clicando em
“Link”. É uma opção bem melhor do que simplesmente jogar este link na opção
“Status”, já que você vai poder comentar um pouco sobre ele, colocando um
título diferente do que vai aparecer. Além disso, você tem as opções “Vídeo”,
“Fotos” e “Perguntas”. Esta última opção pode ser bem útil no caso de querer a
opinião dos seus fãs sobre determinado assunto, ou alguma melhoria que queira
fazer no blog.
Arrase no conteúdo do Facebook da mesma forma que você arrasa no blog. Não
faça da página um simples feed para o blog: traga conteúdo único, aproveite a
interatividade possível neste espaço cheio de recursos que um simples perfil
não disponibiliza.
7)
Aproveite as ferramentas de análise
A ferramenta Insights (que você encontra na sua página à direita, logo abaixo
dos administradores) é realmente bem útil para entender o seu público,
identifica-lo, ter ideia de quais postagens repercutem melhor e em qual
horário. Enfim, use-a em seu favor.
0 comentários :
Postar um comentário