Mitos sobre a Caspa
No Brasil, problema afeta cerca de 40% das pessoas.
É mito dizer que lavar a cabeça todos os dias pode causr caspa. Outro é acreditar que falta de higiene pode provocar o problema. De acordo com a dermatologista e consultora da P&G Denise Steiner, o Brasil é o país da América Latina com maior incidência de caspa: são cerca de 40% dos brasileiros sofrendo do problema.
"A caspa é um mal que, além de trazer transtornos relacionados á saúde, como irritação e coceiras no couro cabeludo,interfere no comportamentosocioemocional do indivíduo, sendo muitas vezes erroniamente associada à falta de higiene", explica.
A dica para controlar e prevenir a caspa é utilizar xampu e condicionador específicos. Três são os fatores principais para o surgimento da caspa: tendência genética; alta produção de sebo, que serve de alimento para o fungo causador da caspa; e o aparecimento do fungo.
Alterações hormonais, estresse, clima seco e mudanças bruscas de temperaturas também são condições favoráveis à caspa.
"Lavar a cabeça diariamente ajuda na remoção de agentes poluidores e da oleosidade, fatores que contribuem para o surgimento da caspa. A recomendação é que as pessoas evitam tomar banhos muito quentes e enxuguem-se bem antes de se vestir,pois a umidade facilita o desenvolvimento do problema"...