Se você conceguir ler essas informações seja multiplicador e passe adiante...
Proteja -se:
Evitar contato prolongado com a lama e água barrenta de enchentes.(Caso isso ocorra procure um posto de saúde mais proximo e informe o ocorrido)Na medida do possível usar mascara (ou proteção com um pano) e luvas ou algum tipo de proteção nas mãos sempre que transitar no local afetado.
Sempre andar calçado com tênis ou bota (nunca andar descalço ou de chinelo).Nunca revirar escombros a procura de bens materiais,caso haja suspeita de deslisamento procurar a defesa civil..
Fique vivo:
Economize água e alimento,economize energia elétrica,guarde alimentos em locais secos e seguros,consuma primeiro alimentos que se estragam rápido,cuidado com iluminação de velas (coloque a vela de preferência no centro de um prato com água,isto evita insêndio)..Oriente-se:
Evite que os animais domésticos (cãs e gatos) transitem nos locais afetados.Eles podem se contaminar e trazer doenças.Os animais domésticos que tiverem seus donos vitimados pela catástrofe devem ser conduzidos ao centro de reconhecimento/acolhimento de animais do seu município. Para evitar tragédias nunca construa sem orientação técnica. Procure sempre um local seguro para ficar,mesmo após a catástrofe,há riscos de novos deslizamentos...
Previna-se:
Nunca voltar ao local da catástrofe sem orientação da defesa civil,se você for vitima de catástrofe/calamidade procure um posto de saúde imediatamente para tomar vacina..Nunca beba água de poços,cisternas ou nacsentes que foram atingidas pela catástrofe,não permaneça no local com intensa poeira( a poeira é lama seca e quando carregada pelo vento espalha bactérias). Havendo sintomas de cansaço,diarréia pernas rígidas,vômitos ou cor de pele amarelada´procure imediatamenteo posto de saúde mais próximo e informe que foi vítima de catástrofe...Evite coçar os olhos ou alimentar-se no local atingido.fonte: 1° Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente (Àguias da aventura)