10 serviços online para criar portfólio na internet

Conheça alguns sites que podem auxiliá-lo a apresentar seus trabalhos com praticidade e estilo.

Por Ráisa Guerra 

Se você está procurando um emprego e ainda não tinha uma ideia clara de como fazer da internet uma boa aliada, saiba que existem serviços capazes de te ajudar muito bem nessa empreitada.

Além das redes sociais (como o Linkedin) feitas especificamente para a exposição de currículos, alguns sites também permitem que você divulgue seu portfólio — conjunto de materiais que mostra o resultado real dos seus trabalhos e reafirma ao empregador os motivos pelos quais você deveria ser contratado —, aumentando suas chances em conseguir um bom emprego.

Mas a melhor parte está que esse tipo de serviço ainda permite que a divulgação seja feita com estilo e sem pagar nada por isso. Confira abaixo 10 boas opções para hospedar o seu portfólio online gratuitamente, e escolha qual atenderia melhor os seus objetivos.

1 - Kawek

O site, em português, permite cadastrar até 30 álbuns, cada um com capacidade para 20 imagens, materiais em flash ou vídeos.


 
                                       (Fonte da imagem: Reprodução/Kawek)

Com este portfólio online, além de publicar os trabalhos, é possível escrever sobre eles e personalizar sua página — definindo as cores, editando o plano de fundo, organizando a diagramação dos itens etc.— e obter estatísticas com a sua conta Google Analytics.

2 - Wix

Além de disponibilizar em vídeo um passo a passo de como criar a sua página, este site tem como grande aliado o “Editor Grátis Wix”, que permite montar portfólios de maneira simples e com praticidade.


 
                                            (Fonte da imagem: Reprodução/Wix)

Também é possível construir galerias, adicionar quantas páginas você quiser, fazer upload de fotos do seu computador — que servirão como plano de fundo do template — e utilizar páginas pré-fabricadas para facilitar todo o processo.

Caso você esteja disposto a realmente investir no seu portfólio, há ainda a versão paga do Wix, denominada “Premium”, para aprimorar os serviços oferecidos. O site está em português, mas também atende a outros seis idiomas — como inglês, espanhol, italiano e francês.

3 - Carbonmade

Na lista dos mais conhecidos, o Carbonmade possui cerca de 480 mil portfólios registrados e permite que você defina o seu URL: “seu nome.carbonmade.com”.


 
                                   (Fonte da imagem: Reprodução/Carbonmade)

Na versão gratuita deste site, que se apresenta apenas em inglês, você tem direito a publicar 35 imagens em seu portfólio, além de poder personalizá-lo, modificando cores e fontes.

4 - Coroflot

Através do Coroflot, você pode divulgar seu portfólio e, de quebra, ficar atento e se candidatar a vagas de emprego. Ele também permite ver a quantidade de visitas no seu perfil e nos trabalhos, além de possuir um número ilimitado de uploads de arquivos
.

 
                                             (Fonte da imagem: Reprodução/Coroflot)

Este site — disponível apenas em inglês — funciona como uma comunidade, em que você pode compartilhar suas conexões e seus materiais com os outros integrantes, além de obter anúncios de empregos adequados ao seu perfil via email.

5 - Dribbble

O Dribbble é uma plataforma para que seus trabalhos sejam apresentados a partir de screenshots. Com ele, os visitantes podem postar comentários sobre os materiais expostos, além “curtir” e reproduzir um tuíte sobre o trabalho.


 
                                        (Fonte da imagem: Reprodução/Dribbble)

A navegação pelo Dribbble torna-se ainda mais interessante pelos materiais possuírem tags, além de serem caracterizados por cores específicas.

6 - Behance

Os desenvolvedores do Behance alegam que o site adquire uma circulação de visitantes 15 vezes maior que outros domínios. Ele permite publicar textos, imagens, áudio e vídeos, transformando o seu portfólio em uma galeria online.


 
                                   (Fonte da imagem: Reprodução/Behance)

Entre as vantagens fornecidas, destaca-se o fato do site permitir uma melhor visualização de projetos visuais que outros portfólios online.

7 - Worksimple

Funcionando quase como uma rede social, o Worksimple permite que você divida — além do portfólio, detalhando cada trabalho — seus objetivos profissionais e o foco da sua carreira.


 
                                  (Fonte da imagem: Reprodução/Worksimple)

Com isso, o site quer te ajudar a obter reconhecimentos pelo seu trabalho e melhorar sua reputação profissional, apresentando aos seus seguidores suas conquistas e contribuições.

8 - DeviantArt

Com muitos usuários, o DeviantArt é uma boa ferramenta para designers, arquitetos e demais profissionais que utilizam a junção “criatividade + imagem” para crescer profissionalmente.


 
                             (Fonte da imagem: Reprodução/DeviantArt)

O site se considera a maior comunidade mundial de arte online, apresentando 197 milhões de peças e contando com mais de 20 milhões de artistas e apreciadores de arte registrados. Em outras palavras: um serviço bastante conhecido e útil para divulgação de trabalhos artísticos.

9 - Krop

O Krop permite organizar um portfólio online a partir de modelos pré-definidos, além de dar a opção de adicionar um currículo à página.


    

                                 (Fonte da imagem: Reprodução/Krop)

O site alega que muitas marcas usam o seu banco de dados para procurar talentos criativos. Assim, quando um portfólio é criado, além de funcionar como um site independente, ele também é automaticamente incluso nos dados de pesquisa dos empregadores que acessam o Krop.

10 - Flickr

Muitos podem vê-lo apenas como um site para publicação de fotos, mas o Flickr também pode ser uma boa forma de divulgar trabalhos, basicamente os que envolvam imagens — como peças publicitárias, logomarcas, ilustrações, entre outros.


                                              (Fonte da imagem: Reprodução/Flickr)

Assim, muitos profissionais aproveitam o reconhecimento do site para apresentar projetos aos vários visitantes e usuários que o Flickr possui, visando alavancar a carreira.

Fonte: Tecmundo

0 comentários :

Postar um comentário

 

Visitas

Teste sua internet

Velocimetro RJNET

Muito obrigado pela sua visita!!! Volte Sempre você é "Bem Vindo"..