O Segrado da Vida


  Sair com amigos, comer bem e fazer exercicios são fundamentais para quem quer viver mais e melhor..Nas proxima três decadas,cada ano vivido vai significar mais um na expectativa de vida de quem tem, hoje, em torno de 40 anos.

  A novidade é resultado das pesquisas  do neurocientista 'Stevens Rehen' professor do Instituto de Ciências Biomédicas da URFJ.
  -Nosso cálculo são de que, agora, a cada ano que você vive, vai conseguir viver mais um. Isso porque a ciência e a medicina estão avançando muito rápido - Diz o especialista.

  O segredo para vida longa estaria no que ele chama de "verdadeiros relógios biológicos": os telômeros, estruturas que formam a ponta dos cromossomos ( sequências de DNA ). Com a divisão das células,os telômeros vão ficando mais curtos.Ou seja, o corpo vai envelhecendo.
- Pesquisas recentes mostram que estresse, sedentárismo e obesidade levam ao encurtamento dos telômeros - Afirma o neurociêntista.
  A receita  para uma vida longa, então, é basicamente ter boa vida social,comer bem e fazer atividades fisicas. Esse "círculo virtuoso" de comportamentos estimula a produção de uma enzima, a telomerase, que protege os telômeros de seu desgaste natural, fazendo com que ele mantenha, por mais tempo, a capacidade de divisão das células.

  Segundo o pesquisador, porém, não se trata apenas de viver cem, 150 anos. O mais importante é ganhar expectativas de vida com saúde.
- As pessoas sempre me dizem que têm medo de envelhecer, porque não querem ficar debilitadas. Mas o que eu acredito é que podemos ter mais longevidade com qualidade de vida - explica Rehen

Estresse é veneno
  O especialista em medicina do exercício Hélio Ventura concorda. E, para isso, também defende a prática diária de atividades fisicas.
-Movimentando o corpo todos os dias, é possivel retardar o envelhecimento do caração  e do sestema nervoso central, além de fortalecer  músculos essenciais na terceira idade,como os da coxa. Bastam 30 minutos de dança ou caminhada, ou subir alguns lances de escadas - orienta Ventura.

   Unanimidade entre os especialistas, a redução do estresse parece fundamental para conquistar a tão sonhada longavilidade.
- Acredito que uma boa mente depende de uma reeducação comportamental para enfrentar com maturidade o dia dia - defende Mestre de Rose, criador do método que leva seu nome. Já para a nutróloga Luciana Carneiro, dormir bem, comer verduras escuras e legumes alaranjados, e  evitar  o álcool podem ser ferramentas muito úteis nessa caminhada pela vida.

Ai vai algumas dicas para você melhorar seu condicionamento de vida.

01- Faça meditações e exercicios de respiração para diminuir o estresse. Tenha uma vida sexual saudável.

02- Seja adepto a uva. Elas atuam contra o envelhecimento, pois têm o antioxidante resveratrol.

03- Tenha o hábito de comer legumes de cor laranja ou vermelha, como abóbora, cenoura e beterraba. São fontes de betacaroteno e vitamina A, que também ajudam a envelhecer melhor.

04- Inclua no cardápio o azeite de oliva, salmão, sardinha e atum. São fontes de gorduras boas, como Ômega-3.

05- Restrinja uma ou duas vezes na semana o consumo de carne vermelha. Além de ter uma digestão mais demorada, possui mais colesterol e gorduras saturadas. Dê preferências a carne brancas,principalmente os peixes.

06- Durma ao menos 8 horas por noite. Isso é fundamental para quem quer viver mais é melhor. É nesse momento que o corpo produz o hormônio GH, o chamado hormônio do crescimento. "Nos adultos, essa produção é pequena, mas suficiente para nos manter jovens por mais tempo", orienta a nutróloga Luciana Carneiro.

07- Coma todos os dias uma porção ( um pires ) de verduras com folhas escuras, como brócolis, couve, espinafre e bertalha. São ricos em ferro, antioxidante e fibras." Esses alimentos contêm antioxidantes  que protege contrao envelhecimento". explica a nutróloga Luciana Carneiro.

08- Faça exercicio por, pelo menos, meia hora ao dia, vale dançar, caminhar ou até mesmo subir e descer escadas." Movimentando o corpo todos os dias, é possivel retardar o envelhecimento do coração e do sistema nervoso central, além de fortalecer músculos essenciais da terceira idade" diz o especialista em medicina do exercicio Hélio Ventura.

09- Tenha o hábito de comer frutas vermelhas como tomate, franboesa, morango e cereja. Eles fornecem ao organismo o antioxidante licopeno que, além de manter o corpo jovem, protege contra o câncer de próstata.

10- Reduza ao maximo o açucar e o sal na dieta. "o açucar acidifica o organismo, o que provoca o envelhecimento", afirma a nutróloga Luciana Carneiro. Cortar o sal ajuda a controlar  a pressão arterial " É preciso lembrar que  não é apenas sal de cozinha que contém sódio. Adoçantes,molhos prontos, refrigerante diet e outros produtos industrializados também contem altas quantidades da substância", alerta a médica.

11- Pare de fumar e ganhe dez anos de vida. Pesquisas da Universidade de Oxford revela que fumantes vivem,em médias, menos dez anos  do que não fumantes. Abandonar o vício aos 60,50,40,30 anos permite ganhar, respectivamente, tres, seis, nove ou dez anos de vida. Além de aumentar o risco de câncer e doenças cardiovasculares, o cigarro anula o efeito da vitamina C, que é antioxidante.

12- Corte ou restrinja o consumo de bebida álcoólica. Pessoas que têm o hábito de beber diariamente, principalmente destilados, tendem a viver menos, já que o álcool aumenta o ácido úrico e a gordura no fígado, provocando diversas doenças a longo prazo.

13- Inclua no cardápio óleos vegetais, como os de girassol, milho e soja, e sementes de girassol e germen de trigo. Ricos em vitaminas E, eles fuincionam como antioxidante e anticancerígeno.

0 comentários :

Postar um comentário

 

Visitas

Teste sua internet

Velocimetro RJNET

Muito obrigado pela sua visita!!! Volte Sempre você é "Bem Vindo"..